Folha de consulta para contabilidade

O Balanço Patrimonial é um retrato das finanças da empresa em uma determinada data (ao contrário do Perdas e Lucros, que é uma análise ao longo de um período).

  • Os ativos representam o patrimônio da empresa e os bens que ela possui. Os ativos fixos incluem edifícios e escritórios, enquanto os ativos circulantes incluem contas bancárias e dinheiro. O dinheiro devido por um cliente é um ativo. Um funcionário não é um ativo.

  • Os passivos são obrigações decorrentes de eventos passados que a empresa terá de pagar no futuro (contas de serviços públicos, dívidas, fornecedores não pagos). O passivo também pode ser definido como uma fonte de financiamento que é fornecida à empresa, também chamada de alavancagem.

  • Patrimônio líquido é o valor dos fundos contribuídos pelos proprietários da empresa (fundadores ou acionistas) mais os lucros (ou prejuízos) retidos anteriormente. A cada ano, os lucros (ou prejuízos) líquidos podem ser informados como lucros retidos ou distribuídos aos acionistas (como dividendos).

O que é possuído (um ativo) foi financiado por meio de dívidas a reembolsar (passivos) ou patrimônio líquido (lucros, capital).

Há diferença entre ativos e despesas:
  • Um ativo é um recurso com valor econômico que um indivíduo, corporação ou país possui ou controla com a expectativa de que proporcionará um benefício futuro. Os ativos são registrados no balanço patrimonial de uma empresa. Eles são comprados ou criados para aumentar o valor de uma empresa ou beneficiar suas operações.

  • Uma despesa é o custo das operações que uma empresa assume para gerar receitas.

O relatório de lucros e perdas (P&L) mostra o desempenho da empresa em um período de tempo específico, geralmente um trimestre ou um ano fiscal.

  • A receita refere-se ao dinheiro ganho pela empresa com a venda de bens e/ou serviços.

  • O custo dos produtos vendidos (COGS, ou também conhecido como “Custo de venda”) refere-se aos custos de venda dos produtos (ex.: o custo dos materiais e da mão de obra usados para criar os produtos).

    • O lucro bruto é igual às receitas de vendas menos o custo dos produtos vendidos.

    • As despesas operacionais (OPEX) incluem salários de administração, vendas e P&D, aluguel e serviços públicos, custos diversos, seguros e tudo o que estiver além dos custos dos produtos vendidos ou do custo de venda.

Ativos = Passivos + Patrimônio

Plano de contas

O plano de contas lista todas as contas da empresa: tanto as contas do balanço patrimonial quanto as contas de P&L. Cada transação é registrada debitando e creditando várias contas em um lançamento de diário. De certa forma, um plano de contas é como o DNA de uma empresa.

Cada conta listada no plano de contas pertence a uma categoria específica. No Odoo, cada conta tem um código exclusivo e pertence a uma dessas categorias:

  • Patrimônio líquido e dívidas subordinadas
    • Patrimônio líquido é a quantia de dinheiro investida pelos acionistas de uma empresa para financiar as atividades da empresa.

    • Dívidas subordinadas são o montante de dinheiro emprestado por um terceiro a uma empresa para financiar suas atividades. Em caso de dissolução de uma empresa, esses terceiros são reembolsados antes dos acionistas.

  • Os ativos fixos são itens ou propriedades tangíveis (ou seja, físicos) que uma empresa compra e usa para produzir seus bens e serviços. Os ativos fixos são ativos de longo prazo. Isso significa que os ativos têm uma vida útil de mais de um ano. Eles também incluem propriedades, instalações e equipamentos (também conhecidos como “PP&E”) e são registrados no balanço patrimonial com essa classificação.

  • Ativos e passivos circulantes
    • A conta de ativos circulantes é um item de linha do balanço patrimonial listado na seção Ativos, que contabiliza todos os ativos de propriedade da empresa que podem ser convertidos em dinheiro no prazo de um ano. Os ativos circulantes incluem caixa, equivalentes de caixa, contas a receber, estoque de ações, títulos negociáveis, passivos pré-pagos e outros ativos líquidos.

    • Passivos circulantes são as obrigações financeiras de curto prazo de uma empresa com vencimento em um ano. Um exemplo de passivo circulante é o dinheiro devido a fornecedores na forma de contas a pagar.

  • Contas de banco e caixa
    • Uma conta bancária é uma conta financeira mantida por um banco ou outra instituição financeira na qual são registradas as transações financeiras entre o banco e um cliente.

    • Uma conta caixa, ou livro caixa, pode se referir a um livro-razão, no qual todas as transações em dinheiro são registradas. A conta caixa inclui os diários de recebimentos e pagamentos em dinheiro.

  • Despesas e receitas
    • Uma despesa é o custo das operações que uma empresa suporta para gerar receitas. Ela é definida simplesmente como o custo que uma pessoa é obrigada a gastar para obter algo. As despesas comuns incluem pagamentos a fornecedores, salários de funcionários, aluguéis de fábricas e depreciação de equipamentos.

    • O termo “receita” geralmente se refere à quantidade de dinheiro, propriedade e outras transferências de valor recebidas em um determinado período de tempo em troca de serviços ou produtos.

Exemplo

*: As caixas Reembolso ao cliente e Pagamento do cliente não podem ser selecionadas simultaneamente, pois são contraditórias.

Saldo = Débito - Crédito

Lançamentos de diário

Cada documento financeiro da empresa (ex.: uma fatura, um extrato bancário, um recibo de pagamento, um contrato de aumento de capital) é registrado como um lançamento no diário, impactando várias contas.

Para que um lançamento no diário seja equilibrado, a soma de todos os seus débitos deve ser igual à soma de todos os seus créditos.

exemplos de lançamentos contábeis para várias transações. (consulte entries.js)

Reconciliação

Reconciliação é o processo de vincular itens do diário de uma conta específica e combinar créditos e débitos.

Seu objetivo principal é vincular os pagamentos às faturas relacionadas para marcá-las como pagas. Isso é feito por meio de uma reconciliação na conta de contas a receber e/ou na conta de contas a pagar.

A conciliação é realizada automaticamente pelo sistema quando:

  • o pagamento é registrado diretamente na fatura

  • as ligações entre os pagamentos e as faturas são detectadas no processo de correspondência do banco

Exemplo de declaração do cliente

Contas a Receber

Débito

Crédito

Fatura 1

100

Pagamento parcial 1/2

70

Fatura 2

65

Pagamento parcial 2/2

30

Pagamento 2

65

Fatura 3

50

Total a pagar

50

Reconciliação bancária

A reconciliação bancária é a combinação das linhas do extrato bancário (fornecidas pelo seu banco) com as transações registradas internamente (pagamentos a fornecedores ou de clientes). Para cada linha de um extrato bancário, pode ser:

  • correspondência a um pagamento registrado anteriormente: um pagamento é registrado quando um cheque é recebido de um cliente e, em seguida, é correspondido ao verificar o extrato bancário.

  • registrado como um novo pagamento: o lançamento do pagamento no diário é criado e reconciliado com a fatura relacionada ao processar o extrato bancário.

  • registrado como outra transação: transferência bancária, cobrança direta, etc.

O Odoo deve reconciliar automaticamente a maioria das transações; apenas algumas delas precisam de revisão manual. Quando o processo de reconciliação bancária for concluído, o saldo da conta bancária no Odoo deve corresponder ao saldo do extrato bancário.

Tratamento de cheques

Há duas abordagens para o gerenciamento de cheques e transferências eletrônicas internas:

  • Duas entradas de diário e uma reconciliação

  • Um lançamento contábil manual e uma conciliação bancária

O primeiro lançamento contábil manual é criado registrando o pagamento na fatura. O segundo é criado ao registrar o extrato bancário.

Conta

Débito

Crédito

Reconciliação

Conta a receber

100

Fatura ABC

Fundos não depositados

100

Verifique 0123

Conta

Débito

Crédito

Reconciliação

Fundos não depositados

100

Verifique 0123

Banco

100

Um lançamento contábil manual é criado registrando o pagamento na fatura. Ao reconciliar o extrato bancário, a linha do extrato é vinculada ao lançamento contábil manual existente.

Conta

Débito

Crédito

Reconciliação

Extrato bancário

Conta a receber

100

Fatura ABC

Banco

100

Declaração XYZ