Análise da produção¶
O relatório Análise da produção fornece estatísticas sobre produtos fabricados usando o aplicativo Fabricação do Odoo. O relatório é útil quando se tenta entender os custos de produção, as durações de fabricação e outras estatísticas importantes sobre produtos fabricados.
Para abrir o relatório Análise da produção, navegue até
.Importante
O relatório Análise da produção é um dos muitos relatórios disponíveis no conjunto de aplicativos Odoo. Esta documentação cobre apenas as medidas específicas do relatório Análise da produção, juntamente com alguns exemplos de casos de uso.
Para obter uma visão geral completa dos recursos básicos disponíveis na maioria dos relatórios do Odoo, consulte a documentação em Noções básicas de relatórios.
Medidas¶
Medidas são os conjuntos de dados que podem ser selecionados no relatório Análise de produção. Cada conjunto de dados representa uma estatística específica sobre |OPs| na base de dados. Escolha uma medida clicando no botão Medidas e selecionando uma das opções no menu suspenso:
As opções exibidas no menu suspenso Medidas e a ordem em que aparecem diferem dependendo dos filtros, agrupamentos e comparações ativados na barra Pesquisar…. Por padrão, as medidas disponíveis aparecem da seguinte forma:
Custo médio do funcionário/Unidade: o custo médio pago aos funcionários para produzir uma unidade do produto.
Custo total de subprodutos: o valor total de todos os subprodutos criados pela fabricação do produto.
Custo do componente/Unidade: o custo médio dos componentes necessários para produzir uma unidade do produto.
Custo/Unidade: o custo médio de produção de uma unidade do produto, incluindo custos de componentes, funcionários, operação e subcontratação.
Duração das operações/Unidade: a duração total média das operações necessárias para produzir uma unidade do produto.
Quantidade solicitada: o número total de unidades do produto incluídas em |OPs|.
Quantidade produzida: o número total de unidades do produto que foram de fato produzidas.
Custo total do componente: o valor total gasto nos componentes do produto, em cada |OP| do produto.
Custo total: o valor total gasto na fabricação de cada unidade do produto produzido até o momento.
Duração total das operações: a duração cumulativa de cada operação concluída durante a fabricação do produto.
Custo total dos funcionários: o valor acumulado pago a funcionários para fabricar o produto.
Custo total de operação: o valor acumulado gasto nas operações necessárias para produzir o produto.
Custo operacional total/Unidade: o custo médio das operações necessárias para produzir uma unidade do produto.
Custo total de subcontratação: o valor acumulado pago aos subcontratados para produzir o produto.
Custo total de subcontratação/Unidade: o custo médio do serviço de um subcontratado para produzir uma unidade do produto.
Porcentagem de rendimento (%): a quantidade total do produto produzido em relação à quantidade total demandada, representada como uma porcentagem.
Total: a contagem total de |OPs| criadas para o produto.
Dica
Somente uma medida pode ser selecionada por vez quando uma das opções (visualização de gráfico) estiver ativada. No entanto, várias medidas e critérios variados de agrupamento (nos eixos x e y) podem ser selecionados quando se usa a opção (tabela de pivô).
Caso de uso: comparar produtos¶
Uma das maiores utilidades do relatório Análise da produção é a comparação de estatísticas sobre dois ou mais produtos. Isso é feito inserindo os produtos na barra Pesquisar… e, em seguida, selecionando a medida, o filtro e o agrupamento necessários para visualizar os dados desejados.
Example
O fabricante de brinquedos Tommy’s Toys está tentando reduzir seus custos operacionais de fabricação. Para isso, eles decidiram identificar produtos redundantes e parar de fabricar os com custos operacionais mais altos.
Dois dos brinquedos que foram escolhidos para análise são o bastão pula-pula e o tênis pula-pula. A Tommy’s Toys acredita que esses dois brinquedos são tão semelhantes que poderiam parar de fabricar um deles sem afetar significativamente sua oferta de produtos.
Para comparar os custos de operação dos brinquedos, o analista de negócios Mike abre o aplicativo Análise da produção. Na barra Pesquisar…, ele digita os nomes dos dois produtos. Em seguida, ele abre o menu suspenso da barra Pesquisar… e clica em Produto na seção Agrupar por.
e navega até a páginaAbaixo da barra Pesquisar…, Mike clica no menu suspenso Medidas e seleciona a opção Custo total da operação/Unidade. Por fim, ele seleciona o tipo de gráfico (bar chart).
Com essas opções selecionadas, o relatório Análise da produção mostra um gráfico de barras para o ano atual, com uma barra para cada produto, significando o custo médio de operação para uma unidade do produto.
Com esses dados, Mike pode ver que o custo médio de operação dos tênis pula-pula é quase o dobro do custo do bastão. Com esse insight, a Tommy’s Toys decide interromper a produção de tênis pula-pula, reduzindo assim o custo médio das operações de fabricação.

Caso de uso: comparar períodos de tempo¶
O relatório Análise da produção também pode ser usado para comparar dados de dois períodos de tempo diferentes. Isso é feito com as opções da seção Comparação da barra Pesquisar….
Example
A empresa de móveis Fanny’s Furnishings quer comparar os custos de produção do primeiro e do segundo trimestre de 2024 para ver em quais produtos foi gasto mais dinheiro em cada período.
Para compará-los, o supervisor de chão de fábrica Adam abre o aplicativo Análise da produção. Ele começa selecionando a opção de tipo de gráfico (gráfico de pizza) na parte superior da página.
e navega até a páginaImportante
O recurso Comparação deve ser usado com o tipo de gráfico (gráfico de pizza) ou com a visualização (pivô).
Ainda é possível selecionar uma opção de Comparação com os outros tipos de visualização ativados, mas isso não altera a maneira como os dados são exibidos no relatório.
Em seguida, Adam seleciona a opção Custo total no menu suspenso Medidas . Essa opção exibe o valor total gasto na produção de cada produto.
No menu suspenso da barra Pesquisar…, ele deixa o filtro 2024 ativado na seção Data de término e ativa também o filtro 2º trim.. Com esses dois períodos de tempo selecionados, o gráfico de pizza mostra os dados do segundo trimestre de 2024.
Finalmente, Adam seleciona a opção End Date: Período anterior na seção Comparação da barra Pesquisar…. Isso faz com que o gráfico de pizza seja dividido em um círculo interno e um anel externo.
O anel externo mostra os dados do período selecionado, o segundo trimestre de 2024. O círculo interno mostra os dados do período anterior, o primeiro trimestre de 2024.
Nota
Se Data final: Ano anterior for selecionado em vez de Data final: Período anterior, o círculo interno mostra os dados do período de tempo selecionado, um ano anterior.
No caso deste exemplo, ele mostraria os dados do segundo trimestre de 2023.
Com esse relatório, Adam pode ver que os produtos com o custo total mais alto no segundo trimestre são a bicicleta e o triciclo. Por outro lado, no primeiro trimestre, os patins tiveram o maior custo total.
