Modelos, módulos e aplicativos

Os modelos determinam a estrutura lógica de uma base de dados e como os dados são armazenados, organizados e manipulados. Em outras palavras, um modelo é uma tabela de informações que pode ser vinculada a outras tabelas. Um modelo geralmente representa um conceito de negócios, como um pedido de venda, contato ou produto.

Os módulos e aplicativos contêm vários elementos, como modelos, visualizações, arquivos de dados, controladores da Web e dados estáticos da Web.

Nota

Todos os aplicativos são módulos. Módulos maiores e autônomos são normalmente chamados de aplicativos, enquanto outros módulos geralmente servem como complementos para esses aplicativos.

Recursos sugeridos

Ao criar um novo modelo ou aplicativo com o Estúdio, você pode optar por adicionar até 14 recursos para acelerar o processo de criação. Esses recursos agrupam campos, configurações padrão e visualizações que geralmente são usados juntos para fornecer alguma funcionalidade padrão. A maioria desses recursos pode ser adicionada posteriormente, mas adicioná-los desde o início facilita muito o processo de criação do modelo. Além disso, em alguns casos, esses recursos interagem entre si para aumentar sua utilidade.

Example

A criação de um modelo com os recursos Foto e Etapas do funil ativados adiciona a imagem no layout do cartão da :ref:` visualização Kanban <studio/views/multiple-records/kanban>`.

Combinação dos recursos estágios do funil e de imagem na visualização Kanban

Informações de contato

A seleção de Detalhes de contato adiciona à Visualização de formulário um campo Many2One vinculado ao modelo Contato e dois de seus campos Campos relacionados: Telefone e E-mail. O campo Contato também é adicionado à Visualização de lista, e a Visualização de mapa é ativada.

Example

Recurso de detalhes de contato na exibição de formulário

Atribuição de usuário

A seleção de Atribuição de usuário adiciona à Visualização de formulário um campo Many2One vinculado ao modelo Contact, com o seguinte Domínio: Compartilhar usuário não está definido para permitir apenas a seleção de Usuários internos. Além disso, o widget many2one_avatar_user é usado para exibir o avatar do usuário. O campo Responsible também é adicionado à Visualização de lista.

Example

Recurso de atribuição de usuário na visualização de formulário

Data e Calendário

A seleção de Data e calendário adiciona um campo Data à Visualização de formulário e ativa a Visualização de calendário.

Intervalo de data e Gantt

A seleção de Intervalo de dados e Gantt adiciona à visualização de formulário dois campos de data, um ao lado do outro: um para definir uma data de início e o outro para definir uma data de término, usando o widget intervalo de data, e ativa a visualização de Gantt.

Etapas do funil

Selecionar Estágios do funil ativa a Visualização Kanban, adiciona vários campos como Prioridade e Estado do Kanban, e três estágios: Novo, Em andamento e Concluído. A Barra de status do funil e o campo Estado do Kanban são adicionados à Visualização do formulário. O campo Cor é adicionado à Visualização de lista.

Nota

O recurso Estágios do funil pode ser adicionado em um estágio posterior.

Marcadores

A seleção de Marcadores adiciona às visualizações Formulário e Lista um campo Marcadores, criando um modelo Marcador com direitos de acesso pré-configurados no processo.

Foto

A seleção de Foto adiciona ao canto superior direito da Visualização de formulário um campo Imagem.

Nota

O recurso Foto pode ser adicionado em um estágio posterior.

Linhas

Selecionar Linhas: adiciona um campo Linhas à Visualização de formulário, dentro de um componente Aba.

Notas

A seleção de Notas adiciona um campo Html à Visualização de formulário usando a largura total do formulário.

Valor monetário

A seleção de Valor monetário adiciona às visualizações Formulário e Lista um Campo monetário. As visualizações Gráfico e Pivô também são ativadas.

Nota

Um campo Moeda é adicionado e oculto da visualização.

Empresa

A seleção de Empresa adiciona às visualizações Formulário e Lista um campo Many2One vinculado ao modelo Empresa.

Nota

Isso só é útil se você trabalhar em um ambiente multiempresa.

Ordenação personalizada

A seleção de Ordenação personalizada adiciona à Visualização de lista um ícone de alça para arrastar e para reordenar manualmente os registros.

Example

Recurso de ordenação personalizada na visualização de lista

Chatter

A seleção de Chatter adiciona funcionalidades do Chatter (envio de mensagens, registro de notas e agendamento de atividades).à Visualização de formulário .

Nota

O recurso Chatter pode ser adicionado em um estágio posterior.

Example

Recurso Chatter na visualização de formulário

Arquivando

Selecionar Arquivamento adiciona às visualizações Formulário e Lista a ação Arquivar e oculta os registros arquivados das pesquisas e visualizações por padrão.

Exportar e importar personalizações

Quando você faz qualquer personalização com o Estúdio, um novo módulo chamado studio_customization é adicionado à base de dados. É possível exportar esse módulo como um arquivo ZIP, usando a função Exportação do Estúdio. O módulo pode então ser importado para outra base de dados do Odoo. Isso pode ser útil, por exemplo, ao configurar um novo módulo ou para fins de treinamento.

Nota

Exportar e importar personalizações dessa forma, em vez de usar as funções padrão de exportação e importação do Odoo, significa que os dados são importados de forma lógica. Por exemplo, se o módulo contiver clientes e pedidos de vendas, os clientes serão criados primeiro, pois são necessários para que os pedidos de vendas sejam criados.

Exportar personalizações

Para exportar as personalizações, clique no botão (Alternar Estúdio) no painel principal do Odoo, depois em Exportar e, em seguida, em:

Configurar dados para exportar

Para selecionar modelos específicos para exportar, clique em Novo na tela Exportação do Estúdio e, em seguida, comece a digitar o nome do modelo relevante ou selecione-o na lista.

Dica

Clique em Predefinição para ver uma lista de todos os modelos da base de dados com todos os registros que foram modificados pelo Estúdio e os modelos personalizados criados no Estúdio. Para configurar um desses modelos para exportação, clique no modelo para abri-lo e fazer as alterações necessárias.

Marque as seguintes opções, conforme for relevante:

  • Demo: se os registros exportados devem ser considerados como dados de demonstração quando importados.

  • Anexos: se os anexos relacionados aos registros exportados devem ser incluídos na exportação.

  • Atualizável: se os registros exportados puderem ser atualizados durante uma atualização do módulo.

Se necessário, edite o Domínio para determinar quais registros do modelo devem ser exportados. Para fazer isso, clique no botão Editar domínio ou (Modificar filtro) e, em seguida, Editar domínio, conforme apropriado. Prossiga para fazer as alterações necessárias.

Após configurar um modelo para exportação, clique em Exportação do Estúdio para retornar à tela principal. Para fazer download de um arquivo ZIP com as personalizações de todos os modelos listados, clique em Exportar.

Nota

Não é necessário selecionar um ou mais modelos, pois todos os modelos listados serão incluídos na exportação. Para remover um modelo da exportação, selecione-o e clique no botão Ações e, em seguida, no Excluir.

Na janela Exportação do Estúdio:

  • deixe as caixas de seleção desmarcadas para exportar apenas as personalizações feitas com o Estúdio.

  • marque Incluir dados para incluir dados dos modelos selecionados na exportação.

  • marque a opção Incluir dados de demonstração para incluir dados dos modelos selecionados que estão marcados como dados de demonstração. Marcar essa opção também marca a opção Incluir dados.

Clique no botão Exportar para fazer o download do arquivo ZIP.

Optar por exportar dados e dados de demonstração

Importar personalizações

Aviso

Antes de importar, certifique-se de que a base de dados de destino esteja na mesma versão do Odoo e contenha os mesmos aplicativos e módulos que a base de origem. O Estúdio não adiciona os módulos subjacentes como dependências do módulo exportado.

Para importar e instalar as personalizações do Estúdio em outro base de dados do Odoo:

  1. Conecte-se à base de dados de destino.

  2. Clique no botão (Alternar Estúdio) no painel principal do Odoo e, em seguida, Importar.

  3. Carregue o arquivo ZIP exportado. Se os dados de demonstração devem ser importados, marque a opção Carregar dados de demonstração.

  4. Clique em Instalar.