Hardware¶
Os funcionários que não são usuários da base de dados e, por conseguinte, não têm acesso ao aplicativo Controle de presença, devem bater o ponto de início e fim do trabalho pelo quiosque. Os requisitos físicos para a configuração de um quiosque são os seguintes:
Dispositivos de quiosque¶
Um quiosque é uma estação de autosserviço, por onde os funcionários podem registrar a entrada e a saída do trabalho com um crachá ou uma tag RFID. Normalmente, estes dispositivos são dedicados apenas a quiosques, mas qualquer dispositivo com um navegador de internet pode ser configurado como um quiosque.
Um quiosque é utilizado navegando para a página web especificada na seção configuration do aplicativo Presenças.
Os quiosques são configurados com um dos seguintes tipos de dispositivos:
Notebook ou computador desktop
Tablet
Celular (Android ou iOS)
Dica
As telas táteis são fáceis de utilizar e os tablets e celulares ocupam menos espaço; por isso, a maioria considera a utilização de um dispositivo menor com um tela tátil como quiosque.
Recomenda-se que os quiosques sejam colocados em um suporte seguro ou montados de forma segura em uma parede.
Crachás¶
Os crachás são uma forma de os funcionários registrarem entradas e saídas rapidamente em um quiosque, uma vez que os crachás são digitalizados pela câmara do quiosque para identificar o funcionário.
Para gerar um crachá, primeiro navegue para o aplicativo Configurações de RH.
. Em seguida, clique no cartão do funcionário pretendido para abrir o formulário do colaborador e, depois, clique na abaNa seção CONTROLE DE PRESENÇAS/PONTO DE VENDA/FABRICAÇÃO, existe um campo ID do crachá. Se este campo estiver em branco, clique em Gerar no fim da linha ID do crachá e o campo é automaticamente preenchido com um novo número de ID do crachá. Em seguida, clique em Imprimir crachá no final do número de identificação do crachá para criar um arquivo PDF do crachá.
Se o número de identificação do crachá já estiver presente no formulário do funcionário, não existe o botão Gerar, apenas o botão Imprimir crachá.
O cartão do funcionário contém a fotografia, o nome, o cargo, o logo da empresa e um código de barras que pode ser digitalizado em um quiosque para efetuar o registro de entrada e saída.
Os crachás podem ser impressos para os funcionários utilizando qualquer impressora térmica ou de jato de tinta.
Nota
Os crachás não são necessários, uma vez que os funcionários podem identificar-se manualmente no quiosque.
Leitores de código de barras¶
Ao utilizar cartões para registrar entradas e saídas, o código de barras precisa ser lido para identificar o funcionário. Isto pode ser feito com a câmara do quiosque, se existir uma disponível no dispositivo.
Se não houver uma câmara não disponível no dispositivo do quiosque, deve ser utilizado um leitor de códigos de barras externo para digitalizar os cartões.
Os quiosques funcionam com a maioria dos leitores de códigos de barras USB. Os leitores de códigos de barras Bluetooth também são suportados para dispositivos sem portas USB ou se for desejada uma conexão sem fios.
Siga as instruções do fabricante do leitor de códigos de barras para ligar corretamente o leitor de códigos de barras ao dispositivo de quiosque.
Dica
Se o leitor de códigos de barras estiver ligado diretamente a um computador, ele deve ser configurado para usar o layout do teclado do computador.
Nota
Não é necessário ter uma IoT box para usar um leitor de códigos de barras.
Leitores de chaveiro RFID¶
Em vez de utilizarem um badge, os funcionários podem digitalizar uma tag RFID pessoal com um leitor RFID para registrar a entrada e a saída do trabalho.
É obrigatório adquirir tanto as tags RFID quanto o leitor RFID para usar este método. Siga as instruções do fabricante para instalar o leitor RFID e configurar a tag RFID.
Dica
Recomendamos o leitor RFID Neuftech USB RFID.
Nota
Não é necessário ter uma IoT box para utilizar tags RFID.