Custos adicionais

Ao enviar produtos para os clientes, o custo adicional é o preço total de um produto ou remessa, incluindo todas as despesas associadas ao envio do produto.

No Odoo, o recurso Custos adicionais é usado para levar em conta os custos adicionais ao calcular a valoração de um produto. Isso inclui o custo de envio, seguro, taxas alfandegárias, impostos e outras taxas.

Configuração

Para adicionar custos adicionais aos produtos, o recurso Custos adicionais deve ser ativado primeiro. Para ativar esse recurso, navegue até app Inventário ‣ Configuração ‣ Definições e vá até a seção Valoração.

Marque a caixa de seleção ao lado da opção Custos adicionais e clique em Salvar para salvar as alterações.

Quando a página for atualizada, um novo campo Diário padrão aparecerá abaixo do recurso Custos adicionais na seção Valoração.

Clique no menu suspenso Diário padrão para exibir uma lista de diários contábeis. Selecione um diário para o qual todos os lançamentos contábeis relacionados aos custos de importação devem ser registrados.

Recurso Custos adicionais e o campo Diário padrão resultante nas definições do Inventário.

Criar produto de custo adicional

Para cobranças que são consistentemente inseridas como custos adicionais, é possível criar um produto de custos adicionais no Odoo. Dessa forma, um produto de custos adicionais pode ser rapidamente incluído em uma fatura de fornecedor como uma linha de fatura, em vez de ter que ser inserido manualmente toda vez que uma nova fatura de fornecedor for criada.

Para fazer isso, crie um novo produto acessando app Inventário ‣ Produtos ‣ Produtos e clicando em Novo.

Atribua um nome ao produto de custo de importação no campo Nome do produto (ou seja, Remessa internacional). No campo Tipo de produto, clique no menu suspenso e selecione Serviço como o Tipo de produto.

Importante

Os produtos de custo adicionais devem ter seu Tipo de produto definido como Serviço.

Clique na aba Compra e marque a caixa de seleção ao lado de É um custo adicional na seção Contas do fornecedor. Uma vez marcada, um novo campo Método de divisão padrão aparece abaixo dela, solicitando uma seleção. Clicar nesse menu suspenso revela as seguintes opções:

  • Igual: divide o custo igualmente entre cada produto incluído no recebimento, independentemente da quantidade de cada um.

  • Por quantidade: divide o custo entre cada unidade de todos os produtos no recebimento.

  • Por custo atual: divide o custo de acordo com o custo de cada unidade de produto, de modo que um produto com um custo mais alto recebe uma parcela maior do custo de importação.

  • Por peso: divide o custo de acordo com o peso dos produtos no recebimento.

  • Por volume: divide o custo de acordo com o volume dos produtos no recebimento.

É uma caixa de seleção Custo adicional e Método de divisão padrão no formulário de produto do tipo serviço.

Ao criar novas contas de fornecedor, esse produto pode ser adicionado como uma linha de fatura como um custo adicional.

Importante

To apply a landed cost on a vendor bill, products in the original PO must belong to a Product Category with a Costing Method of either AVCO or FIFO, and the valuation method can be manual or automatic.

Criar pedido de compra

Navegue até o app Compras ‣ Novo para criar uma nova solicitação de cotação (SDC). No campo Fornecedor, adicione um fornecedor para fazer o pedido de produtos. Em seguida, clique em Adicionar um produto, na guiaba Produtos, para adicionar produtos à |SDC|.

Quando estiver pronto, clique em Confirmar pedido para confirmar o pedido. Em seguida, clique em Receber produtos quando os produtos tiverem sido recebidos, seguido de Validar.

Criar fatura do fornecedor

Quando o fornecedor preenche a PO e envia uma fatura, uma fatura de fornecedor pode ser criada a partir da PO no Odoo.

Navegue até o app Compras e clique no PO para o qual uma fatura de fornecedor deve ser criada. Em seguida, clique em Criar fatura. Isso abre uma nova Fatura do fornecedor no estágio Rascunho.

No campo Data da fatura, clique na linha para abrir um menu pop-up de calendário e selecione a data em que essa fatura provisória deve ser cobrada.

Em seguida, na aba Linhas de fatura, clique em Adicionar uma linha e clique no menu suspenso na coluna Produto para selecionar o produto de custo de importação criado anteriormente. Clique no ícone (nuvem com seta) para salvar e atualizar manualmente o rascunho da fatura.

Caixas de seleção da coluna Custos adicionais para o custo do produto e adicionais.

Na coluna Custos adicionais, o produto encomendado ao fornecedor não tem sua caixa de seleção marcada, enquanto a caixa de seleção do produto de custos adicionais está marcada. Isso diferencia os custos de importação de todos os outros custos exibidos na fatura.

Além disso, na parte superior do formulário, é exibido um botão Criar custos adicionais.

Botão Criar custos adicionais na fatura do fornecedor.

Incluir custo adicional

Depois que um custo adicional for adicionado à fatura do fornecedor, clique em Criar custos adicionais na parte superior da fatura do fornecedor.

Isso cria automaticamente um registro de custos adicionai, com um custo adicional definido pré-preenchido na linha do produto na aba Custos adicionais.

No formulário Custo adicional, clique no menu suspenso Transferências e selecione a qual transferência o landed cost pertence.

Formulário de custo adicional com transferência de recibo selecionada.

Dica

Além de criar custos adicionais diretamente de uma fatura de fornecedor, os registros de custos de importação podem também ser criados navegando até app Inventário ‣ Operações ‣ Custos adicionais e clicando em Novo.

Depois de definir a seleção no menu suspenso Transferências, clique em Calcular (na parte inferior do formulário, sob o custo Total:).

Clique na aba Ajustes de valoração para ver o impacto dos custos adicionais. A coluna Valor original lista o preço original da PO, a coluna Custo adicional extra exibe o custo de desembarque e a coluna Novo valor exibe a soma das duas, para o custo total da PO.

Quando estiver pronto, clique em Validar para lançar o registro do custo adicional no diário contábil.

Isso faz com que um botão inteligente Valoração apareça na parte superior do formulário. Clique no botão inteligente Valoração para abrir uma página Valoração de estoque, com a avaliação atualizada do produto listada.

Nota

Para que um botão inteligente Valoração seja exibido na validação, o Tipo de produto deve ser definido como Armazenável.

Para visualizar a avaliação de cada produto, incluindo os custos adicionais, navegue até app Inventário ‣ Relatório ‣ Valoração.

Nota

Cada lançamento contábil manual criado para um custo adicional em uma fatura de fornecedor pode ser visualizado no aplicativo Financeiro.

Para localizar esses lançamentos contábeis, navegue até app Financeiro ‣ Financeiro ‣ Lançamentos de diário e localize o lançamento correto, por número (ou seja, PBNK1/2024/XXXXX).

Clique no lançamento do diário para visualizar o Lançamentos de diário e outras informações sobre o registro.

Formulário de lançamento contábil manual para custos adicionais criados a partir da fatura do fornecedor.