Gerenciar mensagens recebidas¶
Uma mensagem recebida é um e-mail entregue a uma base de dados do Odoo. Qualquer pessoa pode enviar um e-mail para um alias de e-mail criado na base de dados ou responder a um e-mail enviado anteriormente através do cabeçalho reply-to.
Aliases de e-mail¶
Aliases específicos do modelo¶
Alguns aplicativos têm seus aliases específicos (equipes de vendas, equipes da central de ajuda, projetos, etc.). Esses aliases são usados para:
Criar um registro quando um e-mail for enviado diretamente para o alias,
Receber respostas a um e-mail originalmente enviado a partir de um registro.
Example
No exemplo exibido acima, o envio de um e-mail para info@company-name.odoo.com
criará uma nova oportunidade ou um novo lead automaticamente atribuído à equipe de vendas correspondente. Se um e-mail for enviado do chatter de uma oportunidade existente, o reply-to será info@company-name.odoo.com
. A resposta será publicada no chatter correto, de acordo com o cabeçalho message-id.
Catchall¶
Se um aplicativo não tiver um alias, será usado um alias de fallback genérico: o catchall. Um e-mail enviado de um chatter tem um endereço de resposta definido para esse alias catchall. Uma resposta enviada para o catchall é postada no chatter correto graças ao cabeçalho message-id.
Por padrão, a parte local catchall será usada. Ative o Modo de desenvolvedor (modo de depuração) e vá para para acessar a configuração.
Um e-mail para o catchall deve sempre ser uma resposta a um e-mail anterior enviado da base de dados. Se um e-mail for enviado diretamente para o catchall, o remetente receberá a seguinte mensagem:
Nota
O endereço de e-mail info@company-name.com
exibido na captura de tela acima é o endereço de e-mail definido na empresa. Ao entrar no modo de desenvolvedor em um perfil de empresa, as opções de configuração adicionais (como catchall e devolução) tornam-se legíveis. Elas podem ser modificadas clicando no link interno do domínio de e-mail. Em geral, não é recomendável modificar essas opções, a menos que haja necessidades específicas, pois isso afetará todas as respostas a e-mails enviados anteriormente.
Example
É possível configurar um alias para uma equipe de vendas no aplicativo CRM. Quando um cliente responde a um e-mail proveniente do aplicativo CRM, o reply-to é info@company-name.odoo.com
.
Quando um e-mail é enviado do aplicativo Contatos, o endereço de resposta é catchall@company-name.odoo.com
porque não há alias no modelo de contato.
Nota
É recomendável manter inalteradas a parte local de devolvido e catchall. Se esse valor for modificado, os e-mails anteriores enviados da base de dados ainda terão os valores anteriores da parte local. Isso pode fazer com que as respostas não sejam recebidas corretamente na base de dados.
Devolvido¶
Da mesma forma que o alias catchall é usado para criar o endereço de resposta, o alias devolvido é usado para criar o return-path do e-mail. O return-path é usado quando os e-mails não podem ser entregues ao destinatário e um erro é retornado ao remetente.
Por padrão, o nome devolvido será usado. Habilite o Modo de desenvolvedor (modo de depuração) e vá para para acessar a configuração.
Nota
No Odoo Online, ao usar o servidor de envio de e-mail padrão, o endereço do caminho de retorno é forçado para o valor bounce@company-name.odoo.com
independentemente do valor definido como alias de devolução.
Quando ocorre um erro, uma notificação é recebida e exibida em um envelope vermelho no chatter. Em alguns casos, o envelope vermelho pode conter apenas uma mensagem “sem erro”, o que significa que há um erro que não pôde ser tratado pelo Odoo.
Uma notificação também será exibida no ícone Mensagens na barra de navegação.
Example
Se o endereço de e-mail do destinatário estiver incorreto, ao clicar no envelope vermelho no chatter, será exibida uma mensagem de erro contendo o motivo da falha.
Receber e-mails com a configuração padrão do Odoo¶
No Odoo Online e no Odoo.sh, os endereços de alias de e-mail, de resposta e de devolução são pré-configurados. Esses endereços usam o domínio de alias adicionado automaticamente a uma base de dados padrão.
Example
Supondo que o URL da base de dados seja https://mydatabase.odoo.com
, o domínio de alias mydatabase.odoo.com
é criado automaticamente. Catchall e devolvido podem ser usados e seus endereços são, respectivamente, catchall@mydatabase.odoo.com
e bounce@mydatabase.odoo.com
.
Se o aplicativo CRM estiver instalado e for criada uma equipe de vendas com o alias info
, o endereço info@mydatabase.odoo.com
poderá ser usado imediatamente. O mesmo se aplica a qualquer outro alias criado em outros aplicativos.
O domínio da base de dados está pronto para ser usado para receber e-mails sem nenhuma configuração adicional.
Usar múltiplos subdomínios do Odoo¶
No Odoo Online, o único subdomínio do Odoo é aquele definido na criação da base de dados.
No Odoo.sh, é possível usar diversos subdomínios do Odoo. Nas configurações da filial, é possível adicionar outros subdomínios do Odoo, desde que ainda não sejam usados em outra filial. Esses domínios devem então ser adicionados aos domínios de alias usados por uma empresa.
Como usar um domínio personalizado para mensagens recebidas¶
O domínio de alias deve ser selecionado nas configurações gerais. Se você tiver várias empresas, cada uma delas deverá ser configurada.
Todos os aliases usarão esse domínio personalizado. As respostas de modelos com alias configurados são enviadas para [alias]@my-custom-domain.com
. As respostas de outros modelos são enviadas para o catchall por meio de catchall@my-custom-domain.com
.
Importante
Se os e-mails forem enviados usando os servidores de e-mail do Odoo enquanto estiver usando um domínio personalizado, siga as instruções de Como usar um domínio personalizado com o servidor de e-mail do Odoo”.
Como esse domínio personalizado é usado, todos os e-mails que usam um alias (respostas, devoluções e envios diretos) são enviados para um endereço do domínio. Assim, eles são entregues ao servidor de e-mail vinculado ao domínio (registro MX). Para exibi-los no chatter ou criar novos registros, é necessário recuperar esses e-mails recebidos na base de dados do Odoo.
Método |
Benefícios |
Desvantagens |
---|---|---|
Fácil de configurar, os e-mails são enviados diretamente para a base de dados. |
É preciso configurar cada alias de uma base de dados. |
|
Permite manter uma cópia do e-mail em sua caixa de entrada (com IMAP). Permite criar registros no modelo escolhido. |
Depende de um CRON, o que significa que os e-mails não são recuperados imediatamente na base de dados. Cada alias de uma base de dados precisa ser configurado. |
|
Apenas um registro precisa ser criado para que todos os aliases funcionem corretamente. |
É necessário usar um subdomínio. Requer conhecimento técnico avançado. |
Importante
Para bases de dados on-premise, o redirecionamento e os métodos de registro MX também exigem a configuração do script de gateway de e-mail. A execução desse script requer conhecimento técnico e de infraestrutura avançado.
Importante
Consulte a documentação de seu provedor para obter informações mais detalhadas sobre como lidar com os métodos detalhados abaixo.
Redirecionamentos¶
Se a base de dados estiver hospedada no Odoo Online ou no Odoo.sh, é recomendável usar redirecionamentos. Isso permite que as mensagens sejam recebidas na base de dados sem atraso.
É obrigatório redirecionar o endereço catchall e bounce para o subdomínio Odoo da base de dados. Todos os outros alias usados também devem ser redirecionados.
Example
Com uma equipe de vendas, são necessários os seguintes redirecionamentos:
catchall@company-name.com
→catchall@company-name.odoo.com
bounce@company-name.com
→bounce@company-name.odoo.com
info@company-name.com
→info@company-name.odoo.com
Importante
Alguns provedores solicitam a validação do redirecionamento enviando um link para o endereço de e-mail de destino. Esse procedimento é um problema para catchall e devolvido, pois eles não são usados para criar registros.
Modifique o valor catchall no domínio do alias de e-mail. O Modo de desenvolvedor (modo de depuração) deve estar ativado para acessar esse menu. Por exemplo, ele pode ser alterado de
catchall
paratemp-catchall
. Isso permitirá usarcatchall
como a parte local de outro alias.Abra um aplicativo que use um alias. Por exemplo, o CRM contém aliases para cada equipe de vendas. Defina
catchall
como a parte local do alias de uma equipe de vendas.O e-mail de validação criará um registro no aplicativo CRM. O e-mail enviado ficará visível no chatter, permitindo que você valide o redirecionamento.
Não se esqueça de alterar novamente o alias da equipe de vendas e o valor catchall no domínio do alias de e-mail, exatamente como estavam antes desse procedimento.
Nota
Uma alternativa aos redirecionamentos é o encaminhamento. Com o encaminhamento, o endereço que encaminha o e-mail será identificado como o remetente, enquanto que com os redirecionamentos, o remetente original sempre permanecerá.
Servidores de recebimento de e-mails¶
Conforme mencionado anteriormente, o uso de redirecionamentos é o método recomendado para receber e-mails no Odoo. No entanto, também é possível configurar servidores de recebimento de e-mail. Usar esse método significa criar um servidor de recebimento de e-mail para cada caixa de entrada do servidor, catchall, devolvido e todos os alias da base de dados, a fim de reunir todos os e-mails recebidos. Os servidores de recebimento de e-mail são criados em
.Importante
Recomendamos o uso do protocolo IMAP em vez do protocolo POP, pois o IMAP obtém todos os e-mails não lidos, enquanto o POP obtém todo o histórico de e-mails e, em seguida, marca-os como excluídos em sua caixa de entrada.
Dica
Também é possível conectar uma caixa de e-mail pelo Gmail com o Google OAuth ou Outlook com Microsoft Azure OAuth.
Independentemente do protocolo escolhido, os e-mails são obtidos usando a ação programada E-mail: Serviço de Fetchmail.
Além disso, o uso de um servidor de recebimento de e-mails no Odoo possibilita a criação de novos registros em um modelo específico. Cada servidor de recebimento de e-mails pode criar registros em um modelo diferente.
Example
Os e-mails recebidos em task@company-name.com
são recuperados pela base de dados do Odoo. Todos os e-mails recuperados criarão uma nova tarefa de projeto na base de dados.
Registro MX¶
Uma terceira opção é criar um registro MX na sua zona DNS que especifique o servidor de e-mail que gerencia os e-mails enviados para o seu domínio. É necessário conhecimento técnico avançado.
Importante
Essa configuração só funciona com um subdomínio na infraestrutura do Odoo Online ou do Odoo.sh (ex.: @mail.mydomain.com
)
Abaixo são apresentadas algumas especificações, dependendo do tipo de hospedagem:
O subdomínio personalizado deve ser adicionado ao seu Odoo Portal.
O subdomínio personalizado deve ser adicionado às definições do projeto:
Loops de e-mail infinitos¶
Em alguns casos, loops de e-mail infinitos podem ser criados. O Odoo oferece alguma proteção contra esses loops, garantindo que o mesmo remetente não possa enviar muitos e-mails que criariam registros para um alias em um período de tempo específico.
Por padrão, um endereço de e-mail pode enviar até 20 e-mails em 120 minutos. Se mais e-mails forem enviados, eles serão bloqueados e o remetente receberá a seguinte mensagem:
Para alterar o comportamento padrão, ative o Modo de desenvolvedor (modo de depuração) e, em seguida, vá para para adicionar dois parâmetros.
No primeiro parâmetro, digite
mail.gateway.loop.minutes
como Chave e escolha um número de minutos como Valor (120
é o comportamento padrão).No segundo parâmetro, digite
mail.gateway.loop.threshold
como Chave e escolha um número de e-mails como Valor (20
é o comportamento padrão).
Importante
Esses parâmetros são usados apenas para impedir a criação de novos registros. Eles não impedem que respostas sejam adicionadas ao chatter.
Parâmetro de sistema de domínio de alias permitidos¶
Incoming aliases are set in the Odoo database to create records by receiving incoming emails. To view aliases set in the Odoo database, first activate the developer mode. Then, go to .
The following system parameter, mail.catchall.domain.allowed
, set with allowed alias domain
values, separated by commas, filters out correctly addressed emails to aliases. Setting the domains
for which the alias can create a ticket, lead, opportunity, etc., eliminates false positives where
email addresses with only the prefix alias, not the domain, are present.
Em alguns casos, a base de dados do Odoo faz correspondências quando um e-mail é recebido com o mesmo prefixo de alias e um domínio diferente no endereço de e-mail recebido. Isso ocorre nos endereços de e-mail de remetente, destinatário e CC de um e-mail recebido.
Example
When Odoo receives emails with the commercial
prefix alias in the sender, recipient, or
CC email addresses (e.g. commercial@example.com), the database falsely
treats the email as the full commercial
alias, with a different domain, and therefore, creates
a ticket/lead/opportunity/etc.
To add the mail.catchall.domain.allowed
system parameter, first, activate the developer mode. Then, go to .
Click New. Then, type in mail.catchall.domain.allowed
for the Key field.
Next, for the Value field, add the domains separated by commas. Manually (Save), and the system parameter takes immediate effect.
Detecção de entrada baseada na parte local¶
When creating a new alias, there is an option to enable Local-part based incoming detection. If enabled, Odoo only requires the local-part to match for routing an incoming email. If this feature is turned off, Odoo requires the whole email address to match for routing an incoming email.