Fluxos de entrada e saída¶
Há várias maneiras de lidar com a forma como um armazém recebe (recebimentos) e envia (entregas) produtos. Dependendo de vários fatores, como o tipo de produtos estocados e vendidos, o tamanho do armazém e a quantidade de recebimentos e ordens de entrega confirmados diariamente, a maneira como os produtos são tratados ao entrar e sair do armazém pode variar muito. Diferentes configurações podem ser definidas para recebimentos e entregas; não é preciso configurar para que tenham o mesmo número de etapas.
Como escolher o fluxo de estoque correto para lidar com recebimentos e entregas¶
Por padrão, o Odoo lida com envio e recebimento de três maneiras diferentes: em uma, duas ou três etapas. A configuração mais simples é a de uma etapa, que é a padrão. Cada etapa adicional necessária em um armazém, seja para o processo de recebimento ou de envio, acrescentará uma camada adicional de operações a serem executadas antes que um produto seja recebido ou enviado. Essas configurações dependem inteiramente dos requisitos dos produtos armazenados, como a realização de verificações de qualidade nos produtos recebidos ou o uso de embalagens especiais nos produtos enviados.
Fluxo de uma etapa¶
As regras de recebimento e envio da configuração em uma etapa são as seguintes:
Recebimento: Receber produtos diretamente no estoque. Não ocorrem etapas intermediárias entre o recebimento e o estoque, como uma transferência para um local de controle de qualidade.
Envio: Enviar produtos diretamente do estoque. Não há etapas intermediárias entre o estoque e o envio, como transferência para um local de embalagem.
Só pode ser usado se não estiver usando as estratégias de remoção PEPS, UEPS ou PVPS.
Os recebimentos e/ou as entregas são processados rapidamente.
Recomendado para pequenos armazéns com baixos níveis de estoque e para itens não perecíveis.
Os itens são recebidos ou enviados diretamente no ou do estoque.
Veja também
Fluxo de duas etapas¶
As regras de recebimento e envio da configuração em duas etapas são as seguintes:
Entrada + estoque: Trazer produtos para um local de entrada antes de movê-los para o estoque. Os produtos podem ser organizados por diferentes locais de armazenamento interno, como várias prateleiras, freezers e áreas restritas, antes de serem estocados no armazém.
Separação + envio: Levar os produtos para um local de saída antes do envio. Os pacotes podem ser organizados por diferentes transportadoras ou plataformas de expedição antes de serem enviados.
Requisito mínimo para usar números de série ou lote para rastrear produtos com uma estratégia de remoção PEPS, UEPS ou PVPS.
Recomendado para armazéns maiores com altos níveis de estoque ou ao estocar itens grandes (como colchões, móveis grandes, maquinário pesado etc.).
Os produtos recebidos não estarão disponíveis para fabricação, envio, etc., até que sejam transferidos para o estoque.
Veja também
Fluxo de três etapas¶
As regras de recebimento e envio da configuração em três etapas são as seguintes:
Entrada + qualidade + estoque: Receber produtos no local de entrada, transferi-los para uma área de controle de qualidade e mover os que passam pela inspeção para o estoque.
Separação + embalagem + envio: Separar os produtos de acordo com sua estratégia de remoção, embalá-los em uma área de embalagem dedicada e levá-los a um local de saída para envio.
Pode ser usado ao rastrear produtos por números de série ou lote ao usar uma estratégia de remoção PEPS, UEPS ou PVPS.
Recomendado para armazéns muito grandes com níveis de estoque muito altos.
Necessário em qualquer armazém que precise realizar inspeções de controle de qualidade antes de receber itens no estoque.
Os produtos recebidos não estarão disponíveis para fabricação, envio, etc., até que sejam transferidos para o estoque.
Veja também