Analisar métricas

Para entender corretamente o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing por e-mail, é necessário monitorar várias métricas importantes. Os insights obtidos com essas métricas podem ser usados para otimizar campanhas futuras. O aplicativo Marketing por e-mail do Odoo monitora várias métricas-chave, que podem ser interpretadas pelos relatórios para melhorar campanhas futuras.

Ver métricas

Após o envio de uma distribuição em massa, os resultados desse envio específico são exibidos em vários locais.

Para acessar as métricas de um mailing individual, navegue até app Marketing por e-mail ‣ Distribuições. Localize a correspondência específica na exibição de lista e use os títulos das colunas para visualizar os resultados dessa correspondência. Clique em um dos mailings da lista para abrir o registro.

Na parte superior do registro, as métricas detalhadas são exibidas como botões inteligentes.

Botões inteligentes em uma distribuição em massa, exibindo os resultados da mensagem.

Taxa de abertura

A porcentagem de e-mails abertos pelos destinatários em relação ao número total de e-mails enviados.

Nos casos em que uma resposta é esperada, como e-mails de divulgação fria, a alta taxa de abertura pode indicar que a linha de assunto foi oportuna, convincente e levou os destinatários a visualizar a mensagem.

Nos casos em que uma resposta não é esperada, como e-mails promocionais, isso pode indicar um problema com o e-mail, como links de produtos ou códigos de cupom incorretos.

Nos casos em que se espera uma resposta, uma baixa taxa de abertura pode indicar que a linha de assunto não conseguiu capturar o interesse dos destinatários, ou que a mensagem foi parar em uma pasta de spam ou lixo eletrônico.

Nota

Os e-mails que chegam constantemente às pastas de spam dos destinatários podem ser causados por má reputação do remetente (ou seja, alta taxa de cancelamento de assinatura, alta porcentagem de e-mails anteriores marcados como spam, etc.) ou por não configurar os registros DNS adequados.

Taxa de resposta

A porcentagem de destinatários que responderam ao e-mail, em relação ao número total de e-mails enviados.

Uma alta taxa de resposta pode indicar que o e-mail repercutiu entre os destinatários, levando-os a fazer uma ação ou dar feedback.

Uma taxa de resposta baixa pode sugerir que a mensagem não era relevante ou não continha uma chamada para ação clara.

Taxa de cliques

Isso representa a Taxa de cliques (CTR), que mede a porcentagem de destinatários que clicaram em um link dentro do e-mail, em relação ao número total de e-mails enviados.

Um CTR alto pode indicar que o conteúdo do e-mail era relevante e adequadamente direcionado. Os destinatários foram motivados a clicar nos links fornecidos e provavelmente foram engajados pelo conteúdo.

Um baixo CTR pode indicar problemas com a segmentação ou com o próprio conteúdo. Os destinatários podem ter ficado desmotivados pelas chamadas para ação, se houver, ou a própria mensagem pode ter sido direcionada para o público errado.

Taxa de recebidos

Essa taxa mede a porcentagem de e-mails que foram entregues com sucesso em relação ao número total de e-mails enviados.

Uma alta taxa de recebimento pode indicar que a lista de distribuição usada está atualizada e que a autenticação do remetente é confiável para os provedores de e-mail.

Uma baixa taxa de recebimento pode indicar problemas com a lista de distruibuição usada para o envio ou com a autenticação do remetente. Consulte a seção Análise de envio em massa para obter mais informações.

Taxa de devolução

Essa taxa mede a porcentagem de e-mails que não foram entregues e não entraram na caixa de entrada do destinatário, em relação ao número total de e-mails enviados.

Uma alta taxa de devolução pode indicar problemas com a lista de distribuição usada para o envio ou com a autenticação do remetente.

Uma baixa taxa de devolução pode indicar que a lista de distruibuição usada está atualizada e que a autenticação do remetente é confiável para os provedores de e-mail. Consulte a seção Análise de envio em massa para obter mais informações.

Dica

Clique nos respectivos botões inteligentes para ver todos os registros de destinatários correspondentes, atribuídos a cada métrica. Quando esses registros filtrados estiverem em exibição,é possível executar vários tipos de relatórios para análise posterior.

Criar relatórios de métricas

As métricas podem ser analisadas individualmente por meio da criação de um relatório. Para começar, clique no botão inteligente da métrica em questão.

Em seguida, clique no (seta para baixo) à direita da barra de pesquisa para ver um menu suspenso de parâmetros de filtragem e agrupamento.

Os Filtros, localizados na coluna esquerda das opções de pesquisa, podem ser usadoa para manter apenas os resultados que se encaixam no filtro. Por exemplo, a seleção do filtro Devolvidos mostra apenas os e-mails que não puderam ser entregues.

Agrupar por, que se encontra na coluna do meio, serve para organizar os resultados em grupos e pode ser utilizado com ou sem filtros.

Nota

A configuração de várias opções Agrupar por cria grupos aninhados, de acordo com a opção selecionada primeiro. Por exemplo, selecionar Período de envio, seguido de Adicionar grupo personalizado –> Responsável, na coluna Agrupar por, classifica todos os resultados primeiro pelo período de envio, depois pelo membro da equipe responsável. Essa é uma métrica útil para analisar quem na equipe está enviando determinado volume ou quantidade em um período de tempo definido.

Isso pode ser verificado observando a direção e a ordem das seleções no bloco de grupo, que aparece na barra de pesquisa depois que as seleções são feitas.

Example

Uma newsletter mensal foi enviado, e 6,9% dos e-mails enviados foram devolvidos.

Os botões inteligentes de métricas da newsletter.

Para ver o que esses destinatários devolvidos têm em comum, os registros podem ser agrupados usando um grupo personalizado com o objetivo Listas de distribuição, que agrupa todos os registros pelas listas de distribuição em que estão. Em seguida, os registros podem ser filtrados usando um filtro personalizado com a regra Criado em >= 07/01/2024 00:00:00, para filtrar quando a lista de e-mails foi verificada pela última vez. Esse filtro inclui no relatório apenas os destinatários que foram criados em 1º de julho de 2024 ou depois dessa data.

Formulário de criação de filtro personalizado.

Com essas configurações, fica evidente que todos os destinatários com e-mails devolvidos foram adicionados depois que a lista foi verificada pela última vez. Observando mais de perto os domínios, fica evidente que cada destinatário tem um domínio de e-mail mal escrito (ou seja, @yaoo.com em vez de @yahoo.com), provavelmente devido a um erro de entrada manual durante a atualização da base de dados.

Uma lista de endereços de e-mail devolvidos com domínios de e-mail mal escritos.

Veja também

Consulte Pesquisar, filtrar e agrupar registros para obter mais informações sobre como criar grupos e filtros personalizados.

Análise de envio em massa

Também é possível analisar o sucesso entre as campanhas de mala direta criando um relatório Análise de envio em massa. Para começar, navegue até app Marketing por e-mail ‣ Relatórios ‣ Análise de envio em massa.

É exibido um painel com um gráfico de barras contendo cada campanha de e-mail. Por padrão, Enviado está selecionado, exibindo o número de registros enviados no eixo y. Para alterar a medida, clique no botão Medidas e selecione a medida desejada no menu suspenso.

Example

O gráfico a seguir exibe o número de e-mails abertos de duas comunicações em massa diferentes.

Nessa visualização, é possível ver que a primeira distribuição levou a uma taxa de abertura mais alta do que a segunda. Como uma taxa de abertura mais baixa pode, às vezes, ser atribuída a uma linha de assunto que não conseguiu captar a atenção dos leitores, a linha de assunto de cada comunicação pode ser um bom ponto de partida.

Um gráfico de barras que exibe a taxa de abertura diferente entre duas campanhas de e-mail.

Comparando as duas linhas de assunto, fica claro que a linha de assunto da newsletter era menos engajante, o que pode ter levado a uma taxa de abertura menor, quando comparada à outra comunicação.

texto alternativo

Problemas com entrega de e-mails

A seguir, definimos os possíveis motivos para uma alta taxa de devolução ou uma baixa taxa de recebimento:

  • O uso de uma lista de distribuição que contenha informações de contato desatualizadas ou endereços de e-mail malformados provavelmente resultará em uma alta taxa de devolução e/ou uma baixa taxa de recebimento.

  • Em determinados provedores de e-mail, as mensagens enviadas usando um endereço de e-mail De diferente do domínio do remetente provavelmente serão devolvidas devido à falha na autenticação DMARC.

  • Deixar de configurar os registros DNS adequados também pode resultar em uma alta taxa de devolução.