Faturar com base em quantidades entregues ou solicitadas

Diferentes políticas comerciais podem exigir diferentes opções para o faturamento:

  • A regra Faturar o que é pedido é utilizada como modo padrão no Vendas do Odoo , o que significa que os clientes são faturados assim que o pedido de venda é confirmado.

  • A regra Faturar o que é entregue fatura os clientes quando a entrega é efetuada. Esta regra é frequentemente utilizada para empresas que vendem materiais, líquidos ou alimentos em grandes quantidades. Nestes casos, a quantidade solicitada pode diferir ligeiramente da quantidade entregue, por isso é preferível faturar a quantidade efetivamente entregue.

Possibilidade de ter diferentes opções de faturamento proporciona mais flexibilidade.

Características da política de faturamento

Para ativar os recursos da política de faturamento necessários, vá a app Vendas ‣ Configuração ‣ Definições e, sob o título Faturamento, selecione uma regra Política de faturamento: Faturar o que é pedido ou Faturar o que é entregue.

Escolha de uma política de faturamento do Vendas do Odoo.

Importante

Se a regra Faturar o que é entregue for escolhida, não é possível ativar a funcionalidade Fatura automática, que gera faturas automaticamente quando um pagamento on-line é confirmado.

Política de faturamento no formulário do produto

Em qualquer página de produto, através do app Vendas ‣ Produtos ‣ Painel de produtos localize a opção Política de faturamento localizada na aba Informações gerais. Isso pode ser alterado manualmente utilizando o menu suspenso.

Como alterar a sua política de faturamento em um formulário de produto no Vendas do Odoo.

Impacto no fluxo de vendas

No Vendas do Odoo, o fluxo básico de vendas começa com a criação de uma cotação. Depois, essa cotação é enviada para o cliente. Em seguida, ela deve ser confirmada, o que transforma a cotação em um pedido de venda. Este, por sua vez, gera uma fatura.

A seguir, há uma análise da maneira como as regras da política de faturamento afetam o fluxo de vendas acima mencionado:

  • Faturar o que é pedido: Sem impacto no fluxo básico de vendas. É criada uma fatura assim que a venda é confirmada.

  • Faturar o que é entregue: Impacto reduzido no fluxo de vendas, uma vez que a quantidade entregue precisa ser introduzida manualmente no pedido de venda. Como alternativa, o app Inventário pode ser instalado e utilizado para confirmar a quantidade entregue antes de criar uma fatura com o app Vendas.

Aviso

Se um usuário tentar criar uma fatura sem validar a quantidade entregue, aparece a seguinte mensagem de erro: Não existe uma linha faturável. Se um produto tiver uma política de faturamento de quantidades entregues, certifique-se de que foi entregue uma quantidade.

Se a política de faturamento "Quantidades entregues" for escolhida, certifique-se de que uma quantidade tenha sido entregue.

Nota

Quando uma cotação é confirmada e o status muda de Cotação enviada para Pedido de vendas, as quantidades entregues e faturadas estão disponíveis para visualização diretamente do pedido de venda. Isto é válido para ambas as opções de regras de política de faturamento.

Como ver as quantidades entregues e faturadas no Vendas do Odoo.

O Odoo adiciona automaticamente as quantidades à fatura, tanto Entregues como Faturadas, mesmo que seja uma entrega parcial, quando a cotação é confirmada.

Por fim, existem algumas opções diferentes para criar uma fatura: Fatura regular, Entrada (porcentagem) ou Entrada (valor fixo).

Veja também

Não deixe de consultar a documentação que explica as opções de entrada para mais informações: Pagamentos de entrada