Reposição entre armazéns¶
Quando uma empresa opera em vários locais, como armazéns, lojas de varejo ou fábricas, às vezes é necessário repor o estoque a partir de um armazém central. O Odoo usa uma configuração de Rota que permite que os locais sejam reabastecidos por um centro de distribuição central, gerando automaticamente transferências entre armazéns. O Odoo Inventárop gerencia essas transferências para manter as lojas com estoque.
Este guia explica como realizar transferências entre armazéns usando duas estratégias de reposição:
Configuração¶
A configuração inicial de ambas as estratégias de reposição é a mesma. Primeiro, vá para Armazém, ative Locais de armazenamento. Em seguida, clique em Salvar para aplicar a configuração.
. Na seçãoArmazéns¶
Defina as configurações do armazém central e dos locais de armazenamento vinculados acessando
.Importante
Cada armazém central e outros locais devem ter seu próprio armazém. Por exemplo, cada loja é considerada um armazém local.
Crie, clicando em Novo, ou selecione um armazém existente que será reabastecido a partir do armazém central. Em seguida, dê ao armazém um nome e um Nome abreviado , que aparecerá nas transferências desse armazém.
Na aba Configuração do armazém, localize o campo Reposição a partir de. Marque a caixa ao lado do nome do armazém central. Se o armazém puder ser reabastecido por mais de um armazém, certifique-se de marcar as caixas deles também. Agora, o Odoo sabe quais armazéns podem reabastecer este.
Example
O armazém central que abastecerá as lojas é chamado de Armazém central
. O campo Reposição a partir de é definido como esse armazém na página de configuração do armazém da loja.
Veja também
Definir rotas em um produto¶
Os produtos também devem ser configurados adequadamente para que possam ser transferidos entre armazéns.
Vá para
e selecione o produto em questão.Na aba Inventário, a nova rota aparece como X: fornecimento de produto de Y na seção Rotas, em que ‘X’ é o armazém da loja que recebe produtos e ‘Y’ é o armazém que envia produtos.
Marque a caixa de seleção X: fornecimento de produto de Y, que deve ser usada com a rota MTO ou com uma regra de reposição para reabastecer o estoque movendo o produto de um armazém para outro. Prossiga para as seções dedicadas abaixo para continuar o processo.
Reposição por pedido¶
Para repor produtos usando o método sob demanda, acesse o formulário do produto e verifique se a Rota Reposição por pedido está desarquivada, para que ela apareça na seção Rotas da aba Inventário.
Com as rotas de reposição e MTO marcadas, vá para a seção intitulada: Reposição de outro armazém.
Example
O produto, vendido no armazém Loja
, é reabastecido pelo armazém central, chamado YourCompany
. Para reabastecer o produto usando MTO, as seguintes rotas são selecionadas:
Loja: fornecimento de produto de YourCompany
Reposição por pedido (sob demanda)
Regra de reposição¶
Para reabastecer produtos usando regras de reposição, primeiro certifique-se de que a rota X: fornecimento de produto de Y esteja selecionada na aba Inventário do formulário do produto.
Em seguida, crie uma regra de reposição para automatizar o reabastecimento clicando no botão inteligente Regras de reposição.
Clique em Novo e defina:
Local: a localização do estoque da loja de varejo. Por exemplo,
SHOP/Stock
.Rota: X: fornecimento de produto de Y.
Quantidade mín. e Quantidade máx. para acionar transferências automáticas de estoque quando o estoque ficar abaixo do limite definido.
Veja também
Reabastecer um armazém a partir de outro¶
Depois de concluir a configuração, acione a reposição usando um dos vários métodos, como:
Navegar até o formulário do produto que será reposto de outro armazém.
Clique no botão Reposição no canto superior esquerdo da página do produto. Na janela pop-up, defina o armazém como a loja de varejo (ex.:
Loja
) e clique em Confirmar.Crie uma cotação e, na aba Outras informações, defina o Armazém como a loja de varejo (ex.:
Loja
), quando a venda do produto fizer com que a quantidade disponível do produto fique abaixo do mínimo definido na regra de reordenamento.
Uma vez acionado, o Odoo cria duas transferências: Uma é um pedido de entrega do armazém central de fornecimento, que contém todos os produtos necessários para a loja, e a segunda é um recebimento na loja, do armazém principal.
Enquanto estiver em trânsito, o produto estará localizado em Locais físicas/Trânsito entre armazéns
.
Example
É criado um pedido de venda para o produto na loja. Para repor o produto na loja e enviá-lo de lá, o Odoo gera um pedido de entrega do estoque do armazém central, WH/Stock
, para o armazém da loja SHOP/Stock
. Enquanto os produtos estão viajando entre os depósitos, eles estão em Locais físicas/Trânsito entre armazéns
.
O pedido de entrega final é da loja para o endereço de entrega do cliente e não é pertinente ao fluxo de trabalho deste guia.