Preenchimento automático de endereço

Você pode usar a API do Google Places no seu site para garantir que os endereços de entrega dos seus usuários existam e sejam compreendidos pela transportadora. A API do Google Places permite que os desenvolvedores acessem informações detalhadas sobre locais usando solicitações HTTP. O preenchimento automático sugere uma lista de locais quando o usuário começa a digitar o endereço.

Exemplo de preenchimento automático de endereço

Para isso, vá para Site ‣ Configuração ‣ Definições e ative Preenchimento automático de endereços na seção SEO.

Habilitar o preenchimento automático de endereços

Insira sua Chave da API do Google Places no campo Chave da API. Se você não tiver uma, crie a sua no Google Cloud Console e siga estas etapas.

Etapa 1: Habilitar a API do Google Places

Criar um novo projeto: Para ativar a API do Google Places, primeiro você precisa criar um projeto. Para fazer isso, clique em Selecionar um projeto no canto superior esquerdo, Novo projeto e siga as instruções para configurar seu projeto.

Habilitar a API do Google Places: Acesse APIs e serviços habilitados e clique em + HABILITAR APIS E SERVIÇOS. Procure por “Places API” e selecione-a. Clique no botão “Habilitar”.

Nota

O preço do Google depende do número de solicitações e de sua complexidade.

Etapa 2: Criar credenciais de API

Vá para APIs e serviços –> Credenciais.

Criar credenciais: Para criar suas credenciais, vá para Credenciais, clique em Criar credenciais e selecione Chave de API.

Restringir a chave da API (opcional)

Para fins de segurança, você pode restringir o uso da sua chave de API. Vá até a seção restrições da API para especificar quais APIs sua chave pode acessar. Para a API do Google Places, você pode restringi-la para permitir apenas solicitações de sites ou aplicativos específicos.

Importante

  • Salve a chave de API: copie sua chave de API e armazene-a com segurança.

  • Não a compartilhe publicamente nem a exponha no código do lado do cliente.