Venda de estoque de vários armazéns usando locais virtuais¶
Embora manter o estoque e vender o inventário de um único armazém possa funcionar para empresas menores, as empresas maiores podem precisar manter o estoque ou vender de vários armazéns em vários locais.
Às vezes, os produtos incluídos em um único pedido de vendas podem ser estocados em dois (ou mais) armazéns; no Odoo, a extração de produtos de vários depósitos para atender às demandas de vendas pode ser feita usando locais virtuais.
Importante
A solução deste documento, que descreve o uso de um armazém virtual para atender a pedidos de vários armazéns, tem algumas limitações. Considere o seguinte antes de prosseguir:
Quando o campo Armazém é definido como um armazém virtual em um pedido de vendas, o endereço do armazém virtual é indicado nos formulários de separação, embalagem e entrega, não o endereço do armazém real.
Cada local tem um
warehouse_id
(campo oculto). Isso significa que o estoque no armazém virtual não será a soma do estoque dos armazéns reais, mas sim a soma do estoque nos locais cujo ID do armazém é o armazém virtual.
Perigo
Possível limitação para aqueles que usam entregas com duas ou três etapas:
A zona de saída ou de embalagem nos vários formulários está incorretamente listada como o endereço do armazém virtual.
Não há solução alternativa para entregas em duas ou três etapas.
Prossiga somente se a definição do endereço de um armazém virtual como zona de saída ou de embalagem fizer sentido para o fluxo de trabalho da empresa.
Nota
Para criar locais virtuais em armazém e prosseguir para as etapas a seguir, os recursos Locais de armazenamento e Rotas com várias etapas devem estar ativados.
Para fazer isso, vá para Armazém e ative as opções Locais de armazenamento e Rotas com várias etapas. Em seguida, Salvar as alterações para concluir.
, role para baixo até a seçãoCriar local virtual primário¶
Antes de criar qualquer local de estoque virtual, crie um novo armazém que atue como um armazém virtual - o local primário de outros armazéns físicos.
Os armazéns virtuais são ótimos para empresas com vários armazéns físicos. Isso ocorre porque pode ocorrer uma situação em que um armazém fique sem estoque de um determinado produto, mas outro ainda tenha estoque disponível. Nesse caso, o estoque desses dois (ou mais) armazém poderia ser usado para atender a um único pedido de vendas.
O armazém “virtual” atua como um agregador único de todo o estoque armazenado nos armazéns físicos de uma empresa e é usado (para fins de rastreabilidade) para criar uma hierarquia de locais no Odoo.
Para criar um novo armazém, vá para Criar. A partir daí, o armazém Nome e Nome abreviado podem ser alterados e outros detalhes do armazém podem ser alterados na aba Configuração do armazém.
e clique emPor fim, clique em Salvar para concluir a criação de um armazém normal. Continue seguindo as etapas abaixo para concluir a configuração do armazém virtual primário.
Criar armazéns secundários¶
Crie pelo menos dois armazéns secundários para vincular ao armazém virtual.
Importante
Para obter estoque de vários armazéns para atender a um pedido de vendas, é necessário que haja pelo menos dois armazéns atuando como locais secundários do armazém local virtual primário.
Para fazer isso, navegue até Criar e siga as instruções anteriores para configurar os locais de estoque físico.
, clique emExample
Armazém virtual
VWH/Stock
Armazém A
e Armazém B
WHA
e WHB
Importante
Embora o local do estoque virtual seja alterado para “Ver” posteriormente, o Tipo de local deve ser Local interno neste momento para vincular os armazéns secundários na próxima seção.
Vincular armazéns secundários ao estoque virtual¶
Para definir armazéns físicos como locais secundários do local virtual configurado na etapa anterior, navegue até .
Remova os filtros da barra de pesquisa. Então, clique no Local do armazém físico que foi criado anteriormente como local secundário (ex.: WHA
) e clique em guilabel:Editar
.
Altere o campo Local primário de Locais físicos para o local de estoque do armazém virtual (por exemplo, VWH/Stock
) no menu suspenso e clique em Salvar.
Importante
Para selecionar o local de estoque do armazém virtual no menu suspenso Local primário, o local de estoque do armazém primário (ex.: VWH/Stock
) deve ter seu Tipo de local definido como Local interno.
Repita as etapas precedentes para configurar dois ou mais armazéns secundários.
Uma vez concluído, o armazém primário virtual (ex.: VWH/Stock
) atende a pedidos usando o estoque dos armazéns secundários (ex.: WHA
e WHB
), se o estoque de um dos locais for insuficiente.
Definir o local virtual de estoque como ‘visualização’¶
Defina o Tipo de local do local de estoque virtual como Visualização, como se trata de um local inexistente usado para agrupar divcersos armazéns físicos juntos.
Para isso, navegue até
.Clique no local do estoque do armazém virtual (ex.: VWH/Stock
) que foi criado anteriormente, na lista Locais.
No formulário de localização, sob o título Infiormações adicionais, defina o Tipo de local como Visualização. Salve as alterações.
Dica
Para visualizar a quantidade total em todos os armazéns secundários vinculados, acesse o formulário do produto e clique no botão inteligente Em mãos.
Exemplo: vender produtos de um armazém virtual¶
Para vender produtos de vários armazéns usando um local primário virtual, a base de dados deve ter pelo menos dois armazéns configurados - com pelo menos um produto, com quantidade disponível em cada armazém, respectivamente.
Example
O seguinte produto, Boneco de soldado
, está disponível em cada local com as quantidades:
WHA/Stock
: 1WHB/Stock
: 2Os armazéns
WHA
eWHB
são armazéns secundários do armazém virtualVWH
.
Crie uma cotação para o produto navegando até o aplicativo Criar. Na cotação, adicione um Cliente e clique em Adicionar um produto para adicionar os dois produtos armazenados nos dois armazéns.
e clicando emEm seguida, clique na aba Outras informações no formulário de pedido de venda. Na seção Entrega, altere o valor do campo Armazém do armazém virtual que foi previamente criado. Em seguida, confirme o pedido de venda.
Em seguida, clique no botão inteligente Entrega. No formulário de entrega do armazém, confirme se o valor de Local de origem corresponde ao valor do campo Armazém do pedido de venda. Ambos devem listar o local do armazém virtual.
Por fim, no formulário de entrega do armazém, na aba Operações detalhadas, confirme se os Locais na coluna De para cada produto correspondem aos locais secundários que estão vinculados ao local virtual primário.
Importante
O Local de origem no formulário de entrega do armazém e o Armazém na aba Outras informações no pedido de venda, devem coincidir para que os produtos no pedido de venda sejam retirados de armazéns diferentes.
Se o armazém virtual não estiver no campo Local de origem no formulário de entrega do armazém, tente novamente a reserva do produto:
Executando o agendador: ativar :ref:` modo de desenvolvedor <developer-mode>`, e, em seguida, vá para
.Clicar em Verificar disponibilidade na ordem de entrega.
Se o armazém virtual não estiver atribuído ao campo Armazém no pedido de venda, cancele-o e crie um novo pedido de venda com o armazém virtual definido no campo Armazém.
Se o campo Armazém estiver faltando no formulário de pedido de vendas, é possível que os vários armazéns secundários não tenham sido configurados corretamente. Revise a seção anterior para garantir as configurações corretas.
Dica
Para usar um local virtual primário como o armazém padrão de pedidos de vendas, cada vendedor deve ter o armazém virtual atribuído a ele no menu suspenso ao lado de Armazém padrão em seu formulário de funcionário.