Intrastat

O Intrastat é o sistema de coleta de dados e produção de estatísticas para mercadorias comercializadas entre os estados-membros da UE. Isso coleta dados sobre:

  • Transações comerciais de bens para uso, consumo, investimento ou revenda com transferência de propriedade;

  • Movimentos de mercadorias sem transferência de propriedade (ex.: realocações de estoque ou movimentos de mercadorias antes ou depois da produção ou do processamento terceirizado e após a manutenção ou o reparo);

  • Devoluções de mercadorias.

Nota

Embora o sistema Intrastat continue a ser usado, o termo Intrastat não é usado na legislação mais recente <http://data.europa.eu/eli/reg/2019/2152/2022-01-01>`_, referindo-se, em vez disso, a estatísticas de comércio de bens intra-União.

Configuração geral

Ative o relatório Intrastat acessando Financeiro ‣ Configuração ‣ Definições. Na seção Faturas de clientes, marque Intrastat e, em seguida, Salvar.

Códigos de transação padrão: fatura e reembolso

Você pode definir um código de transação padrão para todas as transações de fatura e reembolso recém-criadas. Em Financeiro ‣ Configuração ‣ Definições, selecione um Código de transação de fatura padrão e/ou um Código de transação de reembolso padrão e, em seguida, Salvar. O código será definido automaticamente em todas as respectivas linhas da fatura.

Código da região

O código de região é usado somente por empresas belgas. Em Financeiro ‣ Configuração‣ Definições, selecione a Empresa Região Intrastat em que a empresa está localizada e, em seguida, Salvar.

Dica

Se os armazéns estiverem localizados em mais de uma região, você poderá definir o código da região no nível de cada armazém. Para fazer isso, vá para Inventário ‣ Configuração ‣ Armazéns, selecione um armazém, defina sua região Intrastat e, em seguida, Salvar.

Adixionar a região Intrastat a um armazém

Configuração do produto

Todos os produtos devem ser configurados corretamente para serem incluídos no relatório do Intrastat.

Código de commodity

Os códigos de commodities são números de referência reconhecidos internacionalmente e usados para classificar mercadorias de acordo com sua natureza. O Intrastat usa a Nomenclatura Combinada.

Para adicionar um código de commodity, vá para Financeiro ‣ Clientes ‣ Produtos e selecione um produto. Na aba Financeiro, defina o Código de commodity do produto.

Quantidade: peso e unidade suplementar

Dependendo da natureza das mercadorias, é necessário especificar o peso do produto em quilos (sem embalagem) ou a unidade suplementar do produto, como metro quadrado (), número de itens (p/st), litro (l) ou grama (g).

Para adicionar o peso ou a unidade suplementar de um produto, vá para Financeiro‣ Clientes ‣ Produtos e selecione um produto. Na aba Financeiro, dependendo do conjunto de códigos de commodities, preencha o Peso ou as Unidades suplementares do produto.

País de origem

Para adicionar o país de origem do produto, vá para Financeiro ‣ Clientes ‣ Produtos e selecione um produto. Na aba Financeiro, defina o País de origem

Configuração de faturas e contas

Depois que os produtos forem configurados corretamente, várias configurações deverão ser definidas nas faturas e contas que você criar.

Código de transação

Os códigos de transação são usados para identificar a natureza de uma transação. Códigos de transação padrão podem ser definidos para transações de fatura e reembolso.

Para definir um código de transação em uma linha de fatura, crie uma fatura ou uma contas, clique no botão de seleção de colunas, marque a opção Intrastat e use a coluna Intrastat recém-adicionada para selecionar um código de transação.

Adicionar a coluna Intrastat a uma fatura ou conta

País parceiro

O país do parceiro representa o país do fornecedor para contas e o país do cliente para faturas. Ele é preenchido automaticamente usando o país definido no campo País do contato.

Para editar o país do parceiro manualmente, crie uma fatura ou um boleto, clique na aba Outras informações e selecione a opção País Intrastat.

Código de transporte

O código de transporte identifica o suposto modo de transporte usado para enviar as mercadorias (chegada ou despacho).

Para adicionar o código de transporte, crie uma fatura ou uma conta, vá para a aba Outras informações e selecione a opção Modo de transporte Intrastat.

Valor das mercadorias

O valor de uma mercadoria é o Subtotal não tributado (Preço multiplicado por Quantidade) de uma linha de fatura.

Configuração do parceiro

Dois campos do formulário de contato do parceiro são usados com o Intrastat: VAT e País. O país pode ser definido manualmente na fatura ou na conta.

Gerar o relatório Intrastat

Gere o relatório acessando Financeiro ‣ Relatórios ‣ Relatórios de auditoria: Relatório Intrastat”. Ele é calculado automaticamente com base na :ref:`configuração padrão <intrastat/general-configuration> e nas informações encontradas em produtos, faturas e contas e parceiros.

Exporte o relatório como um arquivo PDF, XLSX ou XML para publicá-lo em sua administração jurídica.

Cada linha do relatório refere-se a uma única linha da fatura e contém as seguintes informações: