Visualizações

Visualizações são a interface que permite a exibição dos dados contidos em um modelo. Um modelo pode ter várias visualizações, que são simplesmente maneiras diferentes de mostrar os mesmos dados. No Estúdio, as visualizações são organizadas em quatro categorias: geral, múltiplos registros, linha do tempo e relatórios.

Dica

Para alterar a visualização padrão de um modelo, vá para Estúdio ‣ Visualizações ‣ Menu suspenso (⋮) ‣ Definir como padrão.

Nota

Você pode modificar as visualizações usando o editor XML incorporado. Para fazer isso, ative o Modo desenvolvedor, vá até a visualização que deseja editar, selecione a aba Visualização e, em seguida, clique em </> XML.

Importante

Se você estiver editando uma visualização usando o editor XML, evite fazer alterações diretamente nas visualizações padrão e nas visualizações herdadas, pois elas seriam redefinidas e não seriam mantidas no caso de uma atualização ou upgrade de módulo. Certifique-se sempre de selecionar as visualizações corretas herdadas do Estúdio. De fato, quando você modifica uma visualização no Estúdio arrastando e soltando um novo campo, uma visualização herdada do Estúdio específica e seu XPath, o qual define qual parte da visualização é modificada, são gerados automaticamente.

Visualizações gerais

Nota

As configurações descritas abaixo são encontradas na aba Visualização da visualização, a menos que especificado de outra forma.

Formulário

A visualização de Formulário é usada para criar e editar registros, como contatos, pedidos de vendas, produtos etc.

  • Para estruturar um formulário, arraste e solte o elemento Abas e colunas encontrado na aba + Adicionar.

  • Para impedir que os usuários criem, editem ou excluam registros, desmarque Pode criar, Pode editar ou Pode excluir.

Example

Visualização do formulário do modelo de pedido de vendas

Atividade

A visualização Atividades é usada para agendar e ter uma visão geral das atividades (e-mails, chamadas etc.) vinculadas aos registros.

Nota

Essa visualização só pode ser modificada no Estúdio por meio da edição do código XML.

Example

Visualização de atividade do modelo de lead/oportunidade

Múltiplas visões de registros

Nota

As configurações descritas abaixo são encontradas na aba Visualização da visualização, a menos que especificado de outra forma.

Kanban

A visualização Kanban é frequentemente usada para dar suporte a fluxos de negócios, movendo registros entre estágios ou como uma forma alternativa de exibir registros dentro de cartões.

Nota

Se a visualização Kanban existir, ela será usada por padrão para exibir dados em dispositivos móveis em vez da Visualização de lista.

  • Para impedir que os usuários criem novos registros, desmarque a opção Pode criar.

  • Para criar registros diretamente na exibição, de forma minimalista, ative o Criação rápida.

  • Para alterar a forma como os registros são agrupados por padrão, selecione um novo grupo em Padrão de Agrupar por.

Example

Visualização Kanban do modelo do projeto

Lista

A visualização Lista é usada para ter uma visão geral de muitos registros de uma só vez, procurar registros e editar registros simples.

  • Para impedir que os usuários criem, editem ou excluam registros, desmarque Pode criar, Pode editar ou Pode excluir.

  • Para criar e editar registros diretamente na visualização, selecione Novo registro acima ou Novo registro abaixo em Editável.

    Nota

    Isso impede que os usuários abram registros na Visualização de formulário a partir da visualização Lista.

  • Para editar vários registros de uma vez, marque a opção Habilitar edição em massa.

  • Para alterar a forma como os registros são classificados por padrão, selecione um campo em Ordenar por.

Dica

Para adicionar um ícone de alça de arrastar para reordenar os registros manualmente, adicione um campo Número inteiro com o widget Alça.

Ícone de alça de arrastar que permite classificar os registros manualmente na visualização de lista

Example

Visualização de lista do modelo de pedido de vendas

Mapa

A visualização de Mapa é usada para exibir registros em um mapa. Por exemplo, ela é usada no aplicativo Serviço de campo para planejar um itinerário entre diferentes tarefas.

Nota

Um campo Many2One vinculado ao modelo Contato é necessário para ativar a visualização, pois o endereço do contato é usado para posicionar os registros no mapa.

  • Para selecionar qual tipo de contato deve ser usado no mapa, selecione-o no Campo de contato.

  • Para ocultar o nome ou o endereço do registro, marque a opção Ocultar nome ou Ocultar endereç.

  • Para adicionar informações de outros campos, selecione-os em Campos adicionais.

  • Para que seja sugerida uma rota entre os diferentes registros, marque Habilitar roteamento e selecione qual campo deve ser usado para classificar os registros para o roteamento.

Example

Visualização de mapa do modelo de tarefa

Visões da linha do tempo

Nota

  • Ao ativar pela primeira vez uma das visualizações de linha do tempo, você precisa selecionar quais campos Data ou Data e Hora do seu modelo devem ser usados para definir quando os registros começam e param para que sejam exibidos na visualização. Você pode modificar o campo Data de início e o campo Data de fim depois de ativar a visualização.

  • As configurações descritas abaixo são encontradas na aba Visualização da visualização, a menos que especificado de outra forma.

Calendário

A visualização Calendário é usada para visualizar e gerenciar registros dentro de um calendário.

  • Para criar registros diretamente na visualização em vez de abrir a visualização de Formulário, habilite a Criação rápida.

    Nota

    Isso só funciona em modelos específicos que podem ser criados rapidamente usando apenas um nome. No entanto, a maioria dos modelos não suporta a criação rápida e abre a visualização de Formulário para preencher os campos obrigatórios.

  • Para colorir registros no calendário, selecione um campo em Cor. Todos os registros que compartilham o mesmo valor para esse campo são exibidos usando a mesma cor.

    Nota

    Como o número de cores é limitado, a mesma cor pode acabar sendo atribuída a valores diferentes.

  • Para exibir eventos que duram o dia inteiro na parte superior do calendário, selecione um campo Caixa de seleção que especifique se o evento dura o dia inteiro.

  • Para escolher a escala de tempo padrão usada para exibir eventos, selecione Dia, Semana, Mês ou Ano em Modo de exibição padrão.

Nota

Você também pode usar o campo Atraso para exibir a duração do evento em horas, selecionando um campo Decimal ou Número inteiro no modelo que especifica a duração do evento. No entanto, se você definir um campo Data de fim, o campo Atraso não será levado em consideração.

Example

Visualização de calendário do modelo Evento do calendário

Coorte

A visualização Coorte é usada para examinar o ciclo de vida dos registros durante um período de tempo. Por exemplo, ela é usada no aplicativo Assinaturas para visualizar a taxa de retenção das assinaturas.

  • Para exibir uma medida (ou seja, o valor agregado de um determinado campo) por padrão na visualização, selecione um Campo de medida.

  • Para escolher qual intervalo de tempo é usado por padrão para agrupar resultados, selecione Dias, Semana, Mês ou Ano em Intervalo.

  • Para alterar o Modo do cohort, selecione Retenção a porcentagem de registros que permanecem durante um período de tempo, ela começa em 100% e diminui com o tempo ou Churn a porcentagem de registros que saem durante um período de tempo - ela começa em 0% e aumenta com o tempo.

  • Para alterar a maneira como a Linha do tempo (ou seja, as colunas) progride, selecione Para frente (de 0 a +15) ou Para trás (de -15 a 0). Para a maioria das finalidades, a linha do tempo Para frente é usada.

Example

Visualização de coorte do modelo de assinatura

Gantt

A visualização Gantt é usada para prever e examinar o progresso geral dos registros. Os registros são representados por uma barra em uma escala de tempo.

  • Para impedir que os usuários criem ou editem registros, desmarque a opção Pode criar ou Pode editar.

  • Para preencher as células em cinza sempre que um registro não for criado ali (por exemplo, nos fins de semana para funcionários), marque a opção Exibir indisponibilidade.

    Nota

    O modelo subjacente deve ser compatível com esse recurso, e o suporte a ele não pode ser adicionado usando o Estúdio. Ele é compatível com os aplicativos Projeto, Folgas, Planejamento e Fabricação.

  • Para exibir uma linha de total na parte inferior, marque a opção Exibir linha do total.

  • Para comprimir vários registros em uma única linha, marque a opção Comprimir primeiro nível.

  • Para escolher a maneira como os registros são agrupados por padrão nas linhas (por exemplo, por funcionário ou projeto), selecione um campo em Padrão de Agrupar por.

  • Para definir uma escala de tempo padrão para visualizar registros, selecione Dia, Semana, Mês ou Ano em Escala padrão.

  • Para colorir registros na exibição, selecione um campo em Cor. Todos os registros que compartilham o mesmo valor para esse campo são exibidos usando a mesma cor.

    Nota

    Como o número de cores é limitado, a mesma cor pode ser atribuída a valores diferentes.

  • Para especificar com que grau de precisão cada escala de tempo deve ser dividida, selecione Quinze minutos, Meia hora ou Hora em Precisão de dia, Meio dia ou Dia em Precisão de semana e Precisão de mês.

Example

Visualização de Gantt do modelo Turno de planejamento

Visualizações de relatórios

Nota

As configurações descritas abaixo são encontradas na aba Visualização da visualização, a menos que especificado de outra forma.

Pivô

A visualização Pivô é usada para explorar e analisar os dados contidos nos registros de forma interativa. Ela é especialmente útil para agregar dados numéricos, criar categorias e detalhar os dados expandindo e recolhendo diferentes níveis de dados.

  • Para acessar todos os registros cujos dados estão agregados em uma célula, marque a opção Acessar registros da célula.

  • Para dividir os dados em diferentes categorias, selecione o(s) campo(s) em Agrupamento de colunas, Agrupamento de linhas - Primeiro nível ou Agrupamento de linhas - Segundo nível.

  • Para adicionar diferentes tipos de dados a serem medidos usando a visualização, selecione um campo em Medidas.

  • Para exibir uma contagem de registros que compõem os dados agregados em uma célula, marque a opção Exibir contagem.

Example

Visualização dinâmica do modelo do relatório de compras

Gráfico

A visualização de Gráfico é usada para exibir dados de registros em um gráfico de barras, linhas ou pizza.

  • Para alterar o gráfico padrão, selecione Barra, Linha ou Pizza em Tipo.

  • Para escolher uma dimensão de dados padrão (categoria), selecione um campo em Primeira dimensão e, se necessário, outro em Segunda dimensão.

  • Para selecionar um tipo padrão de dados a serem medidos usando a visualização, selecione um campo em Medida.

  • Apenas para gráficos de barras e linhas: Para classificar as diferentes categorias de dados por seu valor, selecione Crescente (do menor para o maior valor) ou Decrescente (do maior para o menor) na Ordenação.

  • Apenas para gráficos de barras e pizza: Para acessar todos os registros cujos dados são agregados em uma categoria de dados no gráfico, marque a opção Acessar registros do gráfico.

  • Apenas para gráficos de barras: Ao usar duas dimensões de dados (categorias), exiba as duas colunas uma sobre a outra por padrão, marcando a opção Gráfico empilhado.

Example

Gráfico de barras do modelo de relatório de análise de vendas na visualização de gráfico

Painel

A visualização Painel é usada para exibir várias visualizações de relatórios e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Os elementos que são exibidos na visualização dependem da configuração das outras visualizações de relatório.

Example

Visualização do painel do modelo do relatório de análise de vendas