Atualizações de correções de bugs

Introdução

Para se beneficiar dos últimos aprimoramentos, correções de segurança, correções de bugs e melhorias de desempenho, talvez seja necessário atualizar sua instalação do Odoo de tempos em tempos.

Este guia só se aplica quando você estiver usando o Odoo em sua própria infraestrutura de hospedagem. Se você estiver usando uma das soluções Odoo Cloud, as atualizações serão realizadas automaticamente para você.

A terminologia relacionada às atualizações de software costuma ser confusa, por isso temos aqui algumas definições preliminares:

Atualização (de uma instalação do Odoo)

Refere-se ao processo de obtenção da última revisão do código-fonte de sua edição atual do Odoo. Por exemplo, atualizar seu Odoo Enterprise 13.0 para a revisão mais recente. Isso não causa nenhuma alteração direta no conteúdo da sua base de dados Odoo e pode ser desfeito com a reinstalação da revisão anterior do código-fonte.

Upgrade (de uma base de dados do Odoo)

Refere-se a uma operação complexa de processamento de dados em que a estrutura e o conteúdo da sua base de dados são permanentemente alterados para torná-los compatível com uma nova versão do Odoo. Essa operação é irreversível e normalmente é realizada pelo do serviço de upgrade da base de dados do Odoo, quando você decide mudar para uma versão mais recente do sistema. Historicamente, esse processo também é conhecido como “migração”, pois envolve a movimentação de dados dentro da base de dados, embora a base de dados possa acabar no mesmo local físico após o upgrade.

Esta página descreve as etapas típicas necessárias para atualizar uma instalação do Odoo para a versão mais recente. Se desejar obter mais informações sobre o upgrade de uma base de dados, visite a página Upgrade do Odoo.

Em resumo

Par atualizar o Odoo, basta reinstalar a versão mais recente da sua edição do Odoo sobre a instalação atual. Isso preservará seus dados sem qualquer alteração, contanto que você não desinstale o PostgreSQL (o mecanismo de base de dados que vem com o Odoo).

A principal referência para atualizações é nosso guia de instalação, que explica os métodos de instalação comuns.

Também é apropriado que a atualização seja realizada pela pessoa que implantou o Odoo inicialmente, pois o procedimento é muito semelhante.

Nota

Sempre recomendamos o download de uma nova versão completa e atualizada do Odoo, em vez de aplicar manualmente patches como os de segurança, que vêm com os avisos de segurança. Os patches são fornecidos principalmente para instalações altamente personalizadas ou para a equipe técnica que prefere aplicar alterações mínimas temporariamente enquanto testa uma atualização completa.

Etapa 1: Faça o download de uma versão atualizada do Odoo

A página central de download é https://www.odoo.com/page/download. Se você vir um link “Comprar” para o download do Odoo Enterprise, verifique se está conectado ao Odoo.com com o mesmo login vinculado à sua assinatura do Odoo Enterprise.

Como alternativa, você pode usar o link de download exclusivo que foi incluído no e-mail de confirmação de compra do Odoo Enterprise.

Nota

O download de uma versão atualizada não é necessário se você instalou via Github (veja abaixo)

Etapa 2: Faça um backup da sua base de dados

O procedimento de atualização é bastante seguro e não deve alterar seus dados. No entanto, é sempre melhor fazer um backup completo da base de dados antes de qualquer alteração em sua instalação e armazená-lo em um local seguro, em um computador diferente.

Se você não tiver desativado a tela do gerenciador de bases de dados (confira aqui por que fazer isso), você pode usá-lo (link na parte inferior da tela de seleção de base de dados) para fazer download de um backup das suas bases de dados. Se você o desativou, use o mesmo procedimento utilizado para seus backups normais.

Etapa 3: Instale a versão atualizada

Escolha o método que corresponde à sua instalação atual:

Instaladores em pacote

Se você instalou o Odoo com um pacote de instalação baixado em nosso site (o método recomendado), a atualização é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é baixar o pacote de instalação correspondente ao seu sistema (consulte a etapa 1) e instalá-lo em seu servidor. Eles são atualizados diariamente e incluem as últimas correções de segurança. Normalmente, basta clicar duas vezes no pacote para instalá-lo sobre a instalação atual. Depois de instalar o pacote, certifique-se de reiniciar o serviço Odoo ou reiniciar seu servidor, e está tudo pronto.

Instalação de fonte (Tarball)

Se você instalou originalmente o Odoo com a versão “tarball” (arquivo de código-fonte), é necessário substituir o diretório de instalação por uma versão mais recente. Primeiro, faça o download do tarball mais recente em Odoo.com. Eles são atualizados diariamente e incluem as últimas correções de segurança (consulte a etapa 1). Depois de baixar o pacote, extraia-o para um local temporário em seu servidor.

Você obterá uma pasta rotulada com a versão do código-fonte, por exemplo, “odoo-13.0+e.20190719”, que contém uma pasta “odoo.egg-info” e a pasta do código-fonte real denominada “odoo” (para o Odoo 10 e posterior) ou “openerp” para versões mais antigas. Você pode ignorar a pasta odoo.egg-info. Localize a pasta onde sua instalação atual está implementada e substitua-a pela pasta “odoo” ou “openerp” mais recente que estava no arquivo que você acabou de extrair.

Certifique-se de corresponder ao layout da pasta; por exemplo, a nova pasta “addons” incluída no código-fonte deve terminar exatamente no mesmo caminho em que estava antes. Em seguida, preste atenção a quaisquer arquivos de configuração específicos que você possa ter copiado ou modificado manualmente na pasta antiga e copie-os para a nova pasta. Por fim, reinicie o serviço do Odoo ou reinicie a máquina e tudo estará pronto.

Instalação de fonte (Github)

Se você instalou originalmente o Odoo com um clone completo dos repositórios oficiais do Github, o procedimento de atualização exige que você extraia o código-fonte mais recente via git. Entre no diretório de cada repositório (o repositório principal do Odoo e o repositório Enterprise) e execute os seguintes comandos:

git fetch
git rebase --autostash

O último comando pode encontrar conflitos de código-fonte, se você tiver editado o código-fonte do Odoo localmente. A mensagem de erro fornecerá a lista de arquivos com conflitos, e você precisará resolvê-los manualmente, editando-os e decidindo qual parte do código manter.

Como alternativa, se preferir simplesmente descartar as alterações conflitantes e restaurar a versão oficial, você pode usar o seguinte comando:

git reset --hard

Por fim, reinicie o serviço do Odoo ou o computador e e estará pronto.

Docker

Consulte nossa Documentação de imagem do Docker para obter instruções específicas de atualização.